===========
Ken Tyrrell a bordo do
pequeno Cooper de 500 cm³
=================
KEN TYRRELL
Alan Henry Robert Kenneth Tyrrell
Numa excursão a Silverstone, assistiu a uma
corrida e empolgado decidiu ser piloto.
Não teve muita sorte, mas após um acidente,
emprestou seu Cooper F-2 e acabou encontrando
sua vocação para ser empresário de carros,
e em 1958 encontrou o caminho do sucesso.
Tyrrell passou seu carro para outro piloto,
Michael Taylor, e o ajudou no começo,
gerenciando e mantendo o carro rodando
bem, o que rapidamente apontou que seu
caminho não era atrás do volante,
mas sim ao lado do carro.
Em 1960 decide ser chefe de equipe.
Criou a Tyrrell Racing Organisation .
Participou na Formula Júnior
com os Cooper-BMC.
==========
Tyrrell Racing Organisation.
Ken Tyrrell e seu galpão onde
nasceu sua equipe (Foto: Wheels Age)
nasceu sua equipe (Foto: Wheels Age)
======
Ken Tyrrell e Henry Taylor, juntos com os Fórmula Júnior (Foto: Pinterest)
=======================
Em 1964, procurando um novo piloto,
Tyrrell descobre um jovem piloto, que era
membro da equipa olímpica de tiro aos pratos:
Jackie Stewart.
O percurso destes dois homens
(Ken Tyrrell e Jackie Stewart)
está intimamente ligado e cheio de sucessos.
Juntos iriam obter vários sucessos,
começando pela Formula 3, passando pela
Formula 2, até chegarem ao topo: Formula 1.
=========
Na sua escalada para as categorias de
ponta, Tyrrell entrou numa parceria com a
francesa Matra, que tinha carros de F-2 e
queria uma equipe que levasse seu nome,
e Ken daria esta estrutura.
Era o começo da escalada do
s últimos degraus até chegar à F-1.
==============
===============
==============
A pequena oficina onde funcionava a
Matra International de Ken Tyrrell
(Foto: Pinterest)
Matra International de Ken Tyrrell
(Foto: Pinterest)
A equipe Matra e sua dupla
de carros (Foto: Classic Courses)
===================
Stewart no MS80 em 1969
(Foto: Wikimedia)
====================
Jackie Stewart no
Matra MS10
(Foto: Pinterest)
=====
Jackie Stewart no MATRA F-2 da equipe de Tyrrell (Foto: Pinterest)
============================
Matra MS9 (1968)
=================
1969
a Matra foi para Fórmula 1.
Tyrrell ofereceu um lugar para Stewart,
que continuava na F-2, na Matra, mas que
havia pilotado na Fórmula 1 pela BRM.
Resultado final: Campeão Mundial
de pilotos e construtores.
a Matra foi para Fórmula 1.
Tyrrell ofereceu um lugar para Stewart,
que continuava na F-2, na Matra, mas que
havia pilotado na Fórmula 1 pela BRM.
Resultado final: Campeão Mundial
de pilotos e construtores.
Matra MS84
de tração integral, 1969 (Foto: Pinterest)
================
1970
A Matra foi comprada pelo grupo Chrysler,
mais especificamente pela Simca,
sua divisão europeia.
Com a marca francesa sob domínio de um
grupo americano, logo surgiram
problemas para a equipe de Ken Tyrrell.
Ele teria que aceitar os motores Matra
nos carros de sua equipe, pois não
aceitariam um motor Ford.
Se Tyrrell quisesse continuar a correr com
motores Ford, não teria mais o chassi Matra.
Homem de personalidade forte, não demorou
para que demonstrasse sua insatisfação em
ser forçado a correr com os V-12 pouco
confiáveis da Matra, e rompeu
seu acordo com a marca.
Tyrrell e Stewart trocaram a
Matra pela March 701,
mas não conseguiram bons resultados.
TYRRELL MARCH 701
==================
KEN TYRRELL E SEU PROJETO 001
CANSADO DE OBEDECER AOS
FRANCESES DA MATRA,
TYRRELL FEZ SEU PRÓPRIO F-1
FRANCESES DA MATRA,
TYRRELL FEZ SEU PRÓPRIO F-1
Jackie Stewart e Ken Tyrrell
com o novo Tyrrell 001
(Foto: Wheels Aget)
============
1970
Ken Tyrrell
começou a construir seu próprio carro.
E o sucesso do Tyrrell-Ford
foi graças a Jackie Stewart.
A primeira experiência de Tyrrell como
construtor foi tão boa que o seu carro foi a
maior surpresa de 1970, apesar de ir para
a pista somente em agosto.
E, antes mesmo do carro completar um ano
e de terminar o campeonato de 1971,
Jackie Stewart era o campeão mundial
de pilotos e Ken Tyrrell faturava o
campeonato de construtores.
O Tyrrell 001 era rápido mas problemas
mecânicos impediam os bons
resultados (Foto: Wheels Age)
mecânicos impediam os bons
resultados (Foto: Wheels Age)
1970
============
Stewart e o 001 em ação
(Foto: Wheels Age) 1970
Tyrrell Racing Organisation.
(Foto: Wheels Age) 1970
Tyrrell Racing Organisation.
============
Tyrrell Racing Organisation.
Raio X do Tyrrell 001 (Desenho: Pinterest)
================
Jackie Stewart
(esq), Derek Gardner (centro) e
Ken Tyrrell,
o trio que criaria o 001 (Foto: Oldracers)
(esq), Derek Gardner (centro) e
Ken Tyrrell,
o trio que criaria o 001 (Foto: Oldracers)
====================
Tyrrell Racing Organisation.
A equipe de Ken Tyrrell ganhou três
campeonatos mundiais
(1969 ainda com o chassi Matra, 1971
e 1973 com o Tyrrell), todos com Jackie Stewart.
campeonatos mundiais
(1969 ainda com o chassi Matra, 1971
e 1973 com o Tyrrell), todos com Jackie Stewart.
O Tyrrell 003, campeão com Stewart
em dois anos seguidos (Foto: Wheels Age)
em dois anos seguidos (Foto: Wheels Age)
===============
Jackie Stewart
conquistou 25 GPs para a Tyrrell em
seis anos que ficou na equipe.
Depois que o escocês saiu a Tyrrell
venceu apenas oito vezes,
a última foi em 1983.
============
TYRRELL
Numa era em que a Fórmula 1, exigia mais
que bom senso e trabalho a Tyrrell
foi ficando para trás.
No seu último ano de Fórmula 1, em 1997
ela marcou apenas dois pontos com o lugar
de Mika Salo em Mônaco.
A equipe foi comprada pela
British American Tobacco e na época,
e mudou seu nome para
British American Racing (BAR).
Uma nova era chegou ao fim no começo de
1998 quando Ken Tyrrell abandonou a
equipe após um desentendimento
em relação aos pilotos.
=============
KEN TYRRELL
Em 1998 foi chamado ao palco
na Autosport Awards no Grosvenor
House Hotel de Londres, para receber
o John Bolster Trophy por realizações
técnicas e depois foi viver
no campo, em Surrey.
=============
KEN TYRRELL
Além do sucesso como construtor,
Ken Tyrrell também ganhou fama
de descobridor de pilotos.
Jackie Stewart, John Surtess, John Love,
Peter Proctor e Jacky Ickx.
=======
Nenhum comentário:
Postar um comentário