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ENGESA
Engenheiros Especializados S/A
fundada em 1963.
A primeira sede da empresa estava situada na
Av. Liberdade, na cidade de São Paulo.
A partir de 1975, a empresa mudou-se para a
Av. Nações Unidas e em 1985, para um complexo
de 65.000m², sendo destes 26.557m2 de área
construída, na cidade de Barueri, porém, a
principal fábrica estava situada em São José dos Campos,
em um complexo de cerca de 200.000m2
(este terreno foi vendido para a Embraer
após a falência da empresa).
Produtos mais conhecidos são os veículos
blindados EE-9 Cascavel e EE-11 Urutu, os
caminhões táticos militares e blindado leve
EE-T4 Ogum e o carro de combate EE-T1Osório.
O "jipe" Engesa, um dos produtos, atendia tanto
ao mercado militar quanto civil.
Fabricavam tratores agrícolas e florestais
(Engex), rodas para carros (FNV), comerciais para
TV (Engevídeo), trilhos e vagões (FNV), motores
para ônibus elétrico (Engelétrica), caminhões de
coleta de lixo (FNV), mísseis, foguetes e giroscópios
para diversos usos (Órbita), radares de diversos
tipos (Engetrônica), possuiam a única fábrica de
munição pesada do Brasil e representavam a
Casa da Moeda Brasileira em diversos países,
principalmente árabes.
A ENGESA foi controladora das empresas
Engex; Engesa Elétrica, conhecida como Engelétrica
(ex-Bardella-Borriello Eletromecânica), em
Engetrônica (ex-Inbelsa, afiliada da Philips
do Brasil, em São Paulo, SP); Fábrica Nacional
dentre outras.
A falência da empresa foi decretada em 1993.
Problemas com o calote de US$ 200 milhões
do Iraque e no fracasso de vendas dos
tanques pesados Osório, onde a Engesa
investiu todas as suas reservas.
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ENGESA EE 34
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ENGESA EE 34
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