terça-feira, 18 de março de 2014

CURIOSIDADES


CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
ANTIGAMENTE
Nos anos 60, no Rio de
Janeiro, ao prestar o exame
prático para obter habilitação,
o motorista:
1) tinha de usar gravata;
2) não podia usar nenhum
espelho retrovisor, sendo
obrigado a olhar para trás
ao iniciar a marcha;
3) não podia usar o indicador
de direção, devendo usar o braço
esquerdo para isso?

INSUFILME
Mudaram as leis em relação
ao Insulfilm / Películas
Essa é pra você que gosta de
andar com o carro ‘fechado’ no
filme, película ou o
popular insulfilm.
É bom ficar por dentro das novas
resoluções publicadas pelo Contran
(Conselho Nacional de Trânsito)
pra não ser pego de surpresa e
tomar aquela multa inesperada.
MUDANÇAS:
A principal alteração perante a
antiga é a que a nova permite
índice de visibilidade menor nos
vidros traseiro e laterais traseiros.
A película traseira, por exemplo,
tem de apresentar transparência
mínima de 28% de dentro para fora.
Antes, a transparência mínima
era de 50%.
Já para o pára-brisa a transmissão
luminosa continua a mesma:
não pode ser menor do que 75%.
Nas laterais dianteiras do automóvel,
o que vale é a marca de 70%.
A forma de medição da visibilidade
também mudou.
Com a norma anterior, a análise era
feita de acordo com as informações
aplicadas pelo instalador.
Agora, será usado um equipamento
medidor da incidência da luz de
dentro para fora.
Ele terá de ser aprovado pelo Inmetro
(Instituto Nacional de Metrologia,
Normalização e Qualidade Industrial)
para, depois, ser homologado
pelo Denatran.
CONCLUSÃO
Tem quem apoie estas novas leis,
e tem aqueles que desaprovam.
Porém, gostando ou não, se você
não estiver dentro das normas e
for flagrado, vai ter que
desembolsar R$ 127,69 e perder
5 pontinhos na carteira.
Portanto, olho aberto.

TRÂNSITO DE PARIS
Na França, calculou-se que na
região de Paris, são perdidas,
por dia, um total de 7 milhões
de horas de trabalho devido aos
engarrafamentos, o que é
exatamente o tempo de trabalho
da população de Lyon.

POLUIÇÃO
Se 10% da população que se
desloca de carro para Lisboa
passasse a utilizar os
transportes públicos, seriam
emitidas, por ano, menos
7301 toneladas de monóxido
de carbono, 120 toneladas de
óxidos de azoto e 45 913
toneladas de dióxido de carbono!


Rua mais extensa do
Brasil fica em São Paulo
A rua mais comprida do Brasil é a
Avenida Sapopemba, em São Paulo.
Tem cerca de 45 quilômetros
de extensão.
Começa no bairro de Água Rasa,
na Zona Leste da cidade e vai até o
município vizinho de Ribeirão Pires.
Tem 1.786 postes e nela trafegam
ônibus de 40 linhas diferentes,
vindos ou indo para o centro da capital.

RECORDE
Brian Carson, um dublê,
realizou o maior salto em
altura com carros.
Ele atingiu 96,6 metros
de altura, com a velocidade
de 150 km/h.

RECORDES: 
John Smith dirigiu seu Chevrolet de marcha
à ré, a 60 km/h, por 806,2 km sem parar.


OS PRIMEIROS (BRASIL )
O primeiro carro nacional a ser
vendido com injeção eletrônica
no Brasil foi o Gol GTI,
fabricado a partir de 1989.
No entanto o primeiro carro com
este recurso a ser fabricado
no Brasil foi o Fox (Voyage para
exportação) em 1988.
Hoje todos os modelos brasileiros
saem de fabrica com
esta característica.

MÃO DE DIREÇÃO
No metrô de Londres,
capital do país onde a mão de
direção é pela esquerda, há
avisos de “Mantenha-se à
direita” nas escadas rolantes?… 

PLACAS
Na França, país que luta
pela língua pátria como nenhum
outro, as placas “PARE” nos
cruzamentos e acessos
trazem escrito “Stop”?

SINALIZAÇÃO
Em São Paulo, lê-se nas
faixas para pedestres “Olhe” com
setas para os dois lados em
ruas de mão única de direção?

VOLKS WAGEN
"OVolksauto"
No início da década de 1930 a
Alemanha era assolada por uma
dura recessão, e tinha um dos
piores índices de motorização
da Europa.
A maioria de suas fábricas eram
especializadas em carros de luxo,
montados à mão,
e ainda muito caros.
Por isso e mais uma série de
fatores, a idéia de um carro
pequeno, econômico e fácil de
produzir começou a
ganhar popularidade.
Era o conceito do "Volks Auto" -
ou "Volks Wagen", expressões
alemãs que traduzem a idéia
do "carro popular".


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