terça-feira, 14 de abril de 2020

COMO DOMAR UM FORMULA 1

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COMO DOMAR 
UM FORMULA 1

Para manter a grande bala com rodas, ( o carro) toda
 a atenção deve ser voltada para
 a aerodinâmica do carro.
Para isso, as suspensões tem um desenho em forma 
de asa de avião  invertida, aumentando 
pressão sobre o carro.
Acredita-se que 2% da força aerodinâmica 
seja proveniente deste fato.
Tudo é verificado, a inclinação do
 bico e das asas são muito importantes.
A tal inclinação induz a presença 
de uma downforce muito grande.
Tão grande, que dentro do bico do carro temos uma
 terceira suspensão, mais rígida e "inteligente" que
 as duas normais, responsável por entrar em ação
 para evitar que o  carro seja esmagado contra o solo!
O termo "inteligente" usado há
pouco faz sentido.
São conjuntos de molas, ligas, juntas e outras
 "parafernalhas" que são segredo de cada equipe.
Daí ficarem escondidas dentro do bico do carro.
Embaixo dos carros, existem uma espécie de
 "ventuinha" – na  verdade muito mais que isso – 
cuja função é jogar o ar que passa por baixo do
 veículo a uma velocidade  ainda maior para trás.
A pressão embaixo do carro diminui  e ele  acaba 
sendo comprimido sobre o solo, estabilizando-se.
Os freios são acionados pelo próprio piloto e 
tem que ser feito com muito
cuidado para não travar as rodas.
Pois, assim sendo, o coeficiente de
atrito com solo diminuiria.
Estragaria o pneu e o carro poderia
sair tangente à um ponto na curva.
Outra força muito importante é a
força de arrasto.
Essa força de arrasto é aquela responsável por
"segurar" o carro  enquanto ele se desloca.
Uma duplicação na velocidade do carro, 
implica numa força de
arrasto quatro vezes maior.
É como se o ar possuísse 
mãos e segurasse o carro.
Esta força é proporcional
 à velocidade.
É por isso, que ele atinge mais facilmente 
a velocidade de 150 Km/h do que vai daí à 
marca dos duzentos e tantos
 quilômetros horários.
Um carro de F1 atinge atinge,
 aproximadamente, 
156 Km/h apenas de primeira marcha!
Gasta ao redor de 15,2s para 
ir de 0 a 320 Km/h!
Em algumas equipes, a inclinação 
da asa traseira é ajustada automaticamente,
para se adaptar à força de arrasto e agir
bravamente para que o carro não
levante vôo numa curva!

F1 - Dude: Aero ainda manda num carro de Formula 1 | Autoracing ...
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